Um post onomatopéico - Celler de Can Roca


Agradeci em prece silenciosa aos queridos Pedro Mello e Souza e Antonio Perico por me cederem a reserva, graças ao adiamento da viagem de ambos e mais um. Eram três, éramos três... perfeito.

Já no serviço de pães, entendi: se tentasse descrever os pratos do CELLER DE CAN ROCA no meu caderninho preto, me perderia em meio à narrativa enciclopédica de cada um deles, que também vinha com modo de usar etc. Tentei, portanto, inaugurar um método menos arcaico de tomar notas, na forma do gravador do meu Iphone. O resultado é o que se segue:

SHHHSSSSHHHHHHHHSSSSS.... “Peru”... SHHHSHHHHHHSSHHHHHHH... “Mexico” ... Cof Cof Cof.... “del interior con mucha delicadeza”.... Ai, engasgou? Não, p....! É a gripe. Ih, a mulher tá explicando. Disse que era uma homenagem aos países que os chefs visitaram... não tosse agora... Vai ao banheiro!... Coitada. “ Ahora, nos vamos a China”.... SHHHHHHSSHHHHHHHHH.... “el ultimo es Marruecos”. Almendras? Yogurt? En que orden? Por que você está repetindo tudo que ela diz? É porque estou gravando, Mari.

Essa coisa de gravar a mulher não tá dando certo... tá longe e chiado... vou falar, então, pertinho do gravador: bonsai de falsas azeitonas caramelizadas, recheadas com anchovas. Putz,  gruda no dente... Cara, não dá pra rir... Saiu? Jura? Eu prefiro azeitona mesmo recheada com anchova mesmo. Como é? Perrechico? .... “de Primavera”... SSSHHHHHHH.... “... y sesamo nero” SSHHHHHHH “... vermouth con mini gambas”.


Brioche de trufas e... Que es esto?... “Bombón de perechico“. Ah, ela disse que é o cogumelo da estação. Pera!!! Não come! Ela mandou a gente comer isso primeiro! Ai...  Peraí, deixa só eu tirar foto! Tira o dedo, Mary! Click! Click! Só não tem internet... ai, eu acabei esquecendo de parar de gravar.

Englisha?” Yes, english, please . SHHHHHH....  Tarragona”... SSHHHHH... Catalunya”.... SSHHHHHHHSSSHHHHHHH. “A whita winna, tu táuzand eighta... the grape is chenin blanca . The wina isa... organica wina”

Gnocchi de gemas... missô... consommé de perrechico e o próprio perrechico... Perrechico dava um bom nome de papagaio...
É.... gazpacho de azeitonas pretas com azeitonas manzanilla... em cima tem um cremezinho de anchovas e muxama... Essa torradinha não sei do que é. Delícia isso... O que ela falou que é?... Falou! É torrada de... é... do quê mesmo? De “mui fina”. Ahahahah! Mui fina! Sente o gosto do mui fina! AAhahahahahah! P... esqueci de desligar de novo.

Ela falou que tem um sorvete muito tradicional aqui, que eu não consigo lembrar o nome, mas eles fizeram uma versão de aspargos brancos com trufas... ih... desfocou... e aspargos com alho negro.







Creme de anêmonas...  com algas e... e..... razor clams... é.... salada de razor clams... comprido assim....nhac... O que é anêmona mesmo? Água-viva? Não, é outra coisa.

Camarão típico... putz, perdi o nome... escaldado... vocês prestaram atenção? Ah, tá de sacanagem, Cris! Ah, ok... mas ouvi que se come a cabeça e as patas, com chips de algas e purêzinho de algas. Perguntaê o nome do camarão, pô!


Cavaquinha com regada de Jerez, bisque, redução e espuma da própria cavaquinha com... Jerez caramelizado. 


Alcachofra marinada em tempura com creme de alcachofra e parmesão. Click... click...

Ih... Tem uma das coisas que mais amo!... Queijo comté! Com cogumelos morrilles e avelãs... o que ela falou que são? Caramelizadas....


Bom, agora tem um ‘linguadro’ com alho negro, salsa de limão e a pele do linguado ‘desidratrado’... ‘desidatrado’... desidratado, saco! Linguadro! Linguado! Tô bêbada, já...

Agora vou falar direito... [muito esforço]... SSHHHHHHHHH....Cordeiro na brasa com escalivada, timo e berinjela com creme do caldo do próprio cordeiro, alcaçuz e café... Ai, falei direito de uma vez só, gente!!! Timo... amo!

Pombo com várias texturas, nozes caramelizadas, fígado do pombo e laranjas confitadas. Ahahahaha! Confitado é o novo caramelizado! Confitadas? “Si... naranjas...” E vem também... nhac nhac... o poró. Obrigada! Quer dizer... gracias.


Sorvete de?... “Sí... massa madre”... com balsâmico, lichia e o que ela falou antes? Não entendi... Hihihihi....Sei lá, alguma coisa de marshmallow e.... Ahahahahahaha!... Tamos todas bêbadas... que marshmallow!?? Isso é chantilly! Mas não é a mesma coisa? Tá maluca? Chantilly e marshmallow? E não é "massa padre"! HAHAHAHAHAHAH!


A próxima sobremesa, ela disse que é uma tentativa de interpretar o perfume Shalimar: manga baunilha, infusão de não sei o quê... e chai! Thai? Não! Chai! Chá  e especiarias... E estão tentando reproduzir aquela essência da Balmain, Guerlain... sei lá... Tá bom isso.


A última sobremesa é violetas, côco e mel... A Cristiana não me dá acesso à massa madre!!! Ahahahaha!.. Puedes sacar una foto? No... acá....és... errr....  complicadíssimo! Ahahahah! Aqui é pra focar. “Ahora! Uno, dos...” Click! Tadinha. Simpática, e nós bêbadas. Ela não deve estar aguentando a gente! Aahahahah! Muchas gracias! O caramelo da azeitona tava no dente? Deixa eu ver sua massa madre...AHAHAHAHA! Ai, ai... 

Como?... “Cabra, oveja, cabra, cabra, vaca...”. Donde está o papelito? Papelito! AHAHAHAH!...

Vou e volto – com o telefone ligado – ao banheiro. Me lembro do momento em que, embriagada, apertava os olhos tentando enxergar o botão do gravador. Antes de me sentar, anuncio:

Ai, gente, desisti e tirei uma foto do cardápio e carta com o Iphone. Acho que essa p... não gravou nada.




[esse post faz mais sentido quando se lê o post anterior "o espírito nada crítico deste blog". O serviço foi atenciosíssimo e nada afetado e a harmonização de pratos e vinhos, sakes e jerez foi espetacular]

CELLER DE CAN ROCA
www.cellercanroca.com
Can Sunyer, 48 - Girona
34.972.222.157
fechado aos sábados e domingos


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. adoraria ver essa cena :)

    ResponderExcluir
  3. O melhor restaurante o mundo (dizem) e vc se divertindo como uma adolescente. Adorei. Parabéns pela liberdade!

    ResponderExcluir

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.