O peso do Outono - Münsterhof, Zürich

As fotos tiradas (extraordinariamente) com o Iphone 
não fazem jus - sem trocadilhos - ao ambiente e pratos.
Entschuldigung!





A cor e o temperatura de um caldo de beterraba inauguraram o Outono em minha boca. O rosado translúcido riscado por mini aspargos selvagens, com cubos de peixe disfarçados de croutons, tinham o peso da Estação, entreposto entre calor e frio. 

Assim começou minha refeição no Munsterhof, um pequeno restaurante situado na porção medieval de Zürich, numa construção do século 11.

As vigas de carvalho aparentes do primeiro andar sustentam a responsabilidade da cozinha estrelada, assumida por Tobias Buholzer em 2010. Apesar da tentação de provar seu menu degustação de 5, 7 ou 9 pratos, me encontrei no Wine Bar do térreo, passeando pelo cardápio simples e fresco de poucos pratos, com preços razoáveis e belíssimos vinhos.

O salão espartano, pequeno,  com mesas de madeira, paredes claras, luminárias dos anos 40 e só, era o perfeito refúgio do frio. O ambiente tem jeito de bistrô francês (que me desculpem os suíços) e os passantes adentravam sem medo, compromisso ou pressa.

A Estação seguiu em meu estômago com ingredientes que, apesar de parrudos, ganhavam leveza pelo tamanho das porções e delicadeza do preparo.

O ovo com bacon oculto.
Um ovo cozido de interior aparentemente intocado tinha a gema inoculada com bacon [pausa para salivar] e vinha acompanhado por torrada finíssima, purê de lamb’s lettuce e coulis da mesma folha verde.

Provei uma truta salmonada com molho de lagostim e abóbora, mas me apaixonei mesmo pelo cordeiro. A carne vinha com um abençoado  manto de gordura e, a seu lado, o purê de feijão branco recheado com ervilhas. O pingo concentrado de cebola defumada não bastava pra tanta gula, e foi devidamente caçado malabaristicamente, por todos os cantos do prato. 

A refeição traduziu perfeitamente a temperatura do lado de fora. Com impressionante equilíbrio, do começo ao fim, o Outono passou por mim em pouco mais de uma hora, e se despediu singelo, como a folha na pannacota.






Chardonnay de Aargau. 
Excelente custo-benefício.
Cordeiro com nham,
slurp, nhac etc.
Pannacota de cítricos

Münsterhof
www.muensterhof.com
Münsterhof 6 - Zürich
+41 44 262 33 00

Horários: 
Andar de cima (1 estrela Michelin)
Fazer reservas com 2 dias de antecedência.
De terça a sexta:
das 12hs às 15hs
das 19hs à meia noite
Aos sábados:
das 19hs à meia noite

Wine Bar (térreo)
De terça a sexta:
das 11:30hs às 15hs
das 18hs à meia noite
Aos sábados:
do meio-dia à meia-noite



0 comentários:

Postar um comentário

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.