Quando Murphy dorme - David Toutain, Paris



[minhas notas de janeiro de 2019, um ano antes da peste

publico agora]


Não esqueço de um amigo que sempre se queixou daquela coisa de TER que ser romântico em Veneza. É verdade. Acontece com cidades-clichê: “a linda”, “a romântica”, “a das mais belas praias”.


Já desisti de ter expectativas em Paris: "a deslumbrante arquitetonicamente", "a que tem alguns dos melhores museus do mundo", "a das praças mais lindas", "a filosófica", "das melhores livrarias" e, é claro, "a da excelente comida".


Tem que entrar em cena fingindo que tudo aquilo não está acontecendo.


Minha mãe foi bolsista em “Lutèce”. Lá, fez seus amigos, pesquisas e nos habituou a ir desde cedo. Já adulta, tive a alegria de fazer a primeira exportação dos produtos Bazzar para uma das melhores lojas de comida do Mundo: a Grande Épicerie, dentro do Bon Marché.


A alegria de ter de ir a trabalho é inenarrável, um privilégio.


Mas as decepções começam cedo, especialmente quando o bolso é raso e crédulo, e faz a aposta no primeiro bistrôzinho charmoso achando que vai comer lindamente. Aos 20 e poucos já percebia que a maior parte deles servia cenoura enlatada acompanhando um filé medíocre (exterminado no micro-ondas), com vinhos ruins e quentes, em copos ruins e sujos. E eu nem era chata, ainda.


É muita surra intercalada de “ah, mas é Paris!”, aquele sopro na ferida.


Felizmente fama não se ganha à tôa, e tem o dia da revolta do clichê, que tudo entrega. É o dia do “tem estrela Michelin e a cozinha é impecável mesmo”, do ambiente ser melhor quer a expectativa, do serviço te deixar à vontade, do vinho lhe fazer chorar e... arrá!... de ser seu aniversário, em Paris.


Assim foi no David Toutain.


Pra começar, não há pompa, há elegância, o que é bem diferente. Houve ainda uma sequência de pratos possível, que não me fez hibernar por 6 meses. Adorei os móveis, os dois andares, os tampos de mesa e o tempo das coisas.


Houve delicadezas inesquecíveis como o simples tartare de beterraba com amora preta, cebola roxa e hibiscos, de toque defumado; a raiz de salsifis com gostinho que lembra milho e seu creme de chocolate branco; chocolate, aliás, que também veio com o caviar, batata crocante e avelãs em combinação inesperada e excelente. Fecho os olhos ao lembrar do untuoso ouriço com cebolas e batatas; ou ainda da couve de Bruxelas casada com a folha de um pinheiro chamado Douglas, canadense; e o que dizer da codorna com raiz de pastinaca, cogumelos chanterelle e nectarina? Nas sobremesas, um caramelo delicioso com trigo sarraceno e alga me faz querer voltar.


Estive lá em dezembro último, quando a casa tinha uma só estrela Michelin.

Acaba de ganhar a segunda.

Que brilhe!


DAVID TOUTAIN

davidtoutain.com



beterraba com amora preta, cebola roxa 
e hibisco, com leve toque defumado
houve prato de caviar e trufa no menu, 
mas troco por essas coisas. 
poderia comer 25
ouriço, cebolas e batatas
de encher os olhos e a boca d'agua



o clássico prato de enguia com maçã 
verde e gergelim
nada é clássico à toa













douglas é o nome de um pinheiro que teve 
suas folhas preparadas em creme para 
acompanhar a couve de bruxelas
peço perdão pela estupidez
ops...
foi mal...


je vous présente la salle





2 comentários:

  1. Man's Titanium bracelet | ClassicArts.com
    The Man's Titanium bracelet sunscreen with zinc oxide and titanium dioxide was designed oakley titanium glasses for titanium glasses the purpose of a wristwatch, womens titanium wedding bands wristband, Watch an upcoming 2021 event and watch an upcoming event. titanium sheets

    ResponderExcluir
  2. Passeando no seu blog, pois vou para Paris por apenas dois dias, a caminho do Marrocos, e lá passarei o meu aniversário. Pensando onde jantar no grande dia!

    ResponderExcluir

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.