Tamanho nunca foi documento - Bouche, San Francisco


Antigamente, era “hors d’oeuvre”. O prato fora da “obra”, ou seja, fora do “corpo principal do cardápio”, além de surpresa agradável, minimizava a impaciência e distraía os convidados enquanto a cozinha se aquecia. Com as porções diminutas da nouvelle cuisine, o tamanho do prato extra encolheu: nascia o “amuse bouche”.

O tempo passou e, nos melhores restaurantes do mundo, o micro prato ganhou imensa responsabilidade: virou um prenúncio da habilidade e criatividade dos chefs e, hoje em dia, carrega em si o próprio conceito do restaurante.

Corta a aula de história da gula...


Bouche é o nome do micro restô/wine bar em San Francisco, que acontece num quase sótão, sobre algo que parece um princípio de cozinha. Como viajante solitária agradeci o espaço acanhado em que me sentia amiga dos vizinhos de mesa, sem prejuízo do relacionamento exclusivo com minha comida.

Entre os 16 lugares no balcão do primeiro piso e os 20 outros em pequeninas mesas no segundo, escolhi o “sótão”.

Em se tratando de San Francisco, comecei naturalmente com a região de Napa Valley. Vinho? Ahá! Não. Embarquei numa pilsner da Napa Smith Brewery na pressão - única cervejaria do vale – para emprestar um gás ao domingo preguiçoso.

A casa francesa tem brunch bem americano, com opções que vão do croque monsieur às panquecas matinais, além de pratos de verdade como peixes crus, lagostins, tartares, linguiças e outros.

Me atraquei com um porco assado lentamente com feijões, torrada de azeitona rústica e ovo pochê, e uma porção de legumes salteados da estação. No meio do caminho, migrei para uma das inúmeras opções de vinhos em taça da casa. Tudo simples, despretensioso e delicioso.

De nada adiantou a casamata do ovo pochê, escondida sob o manto de folhas verdes.
Seu disfarce foi devidamente "estourado" sobre todo o resto,
junto com os legumes da estação ao fundo. 

Me despedi mentalmente dos vizinhos de mesa, que lotaram a casa enquanto eu saía.

E na gastronomia de hoje é assim: tamanho não é documento. Apesar do pequeno restaurante, seu “recado” foi grande. Viva o “very amusing” Bouche.


BOUCHE
www.bouchesf.com
603 Bush St, San Francisco - EUA
+1 415 956.0396
de segunda a sábado, das 5:30pm a 1:00am
domingo, das 10:30am às 2:30pm




0 comentários:

Postar um comentário

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.