Esbarradas em Bogotá.



Devo confessar que não via Bogotá como um destino. Das capitais sul americanas era sempre a "mulher do padre" e chegava atrás de alguma outra. Por essa razão, burramente, não programei muito tempo na cidade e lá estive somente por dois dias, a caminho de Cartagena. Fato é que me encantei com tudo: desde a temperatura, que oscila entre 7 e 19 graus o ano todo, até a arquitetura, vida cultural, as opções gastronômicas, a vista dos Andes, entre outras surpresas que atestavam minha ignorância capital (com trocadilho).

Para honrar as figuras rechonchudas do lindo Museu Botero (abaixo) preenchi meu parco tempo com o que pude:

Pátio interno do Museu Botero. Parada obrigatória.


No CASA VIEJA, templo da cozinha típica de Bogotá, a modernidade nem ousa bater à porta. Os garçons da Velha Guarda lhe trazem pratos como o 'ajiaco', tradicionalíssima canja de galinha com peso 3 (3 tipos de batatas), coroada com um milho doce e uma regada de creme de leite fresco. Para aquelas noites no planalto, em que bate saudade de colo de avó.


Ao contrário das bananas, que têm polpa macia e doce, o plátano, de polpa mais rija e casca firme e esverdeada, é a base da alimentação colombiana. Os “patacones”, discos de plátano verde frito, funcionam como “pão”, como base para diversos canapés e acompanhando quase todas as refeições colombianas.


Para encerrar a comilança, a Bandeja Paisa (Plato Montañero), que é uma preparação típica do Noroeste da Colômbia. Dizem que o prato foi criado para levar interesse turístico à região, mais conhecida pelo tráfico de drogas. Convenhamos... torresmo, lingüiça, ovo e plátano frito em cima de arroz e feijão, também criam dependência.

Já o HARRY SASSON é outra história. Construído numa mansão dos anos 30, de fachada preservada e intervenções contemporâneas nos fundos, fez um sucesso estrondoso quando inaugurou em 2005. Ninguém sustenta a glória inaugural, no entanto, sem muita qualidade. O espaço amplo e iluminado com imensa clarabóia de vidro, o faz perfeito para almoço ou jantar. Tem cardápio de preparações simples em torno da grelha, vez por outra com sotaque oriental e abraça carnes deliciosas, uma bela carta de vinhos e serviço muito amável.
















Perfeitamente temperada salada mesclun, com toque de gengibre e amêndoas.

Polvo com batatas da filhota, que adorou.


E não menos importante do que meu chuletón de res (chuleta),
um belo prato de vagens fritas com alho, gengibre e pimenta calabresa

Sobremesa delicada de chocolate, creme de avelãs,
espuma e sorvete de nutella.
Minha filha até hoje diz que foi sua predileta. E isso não é pouco.
E por último, parei no EL MERCADO, restaurante de cozinha simples e cotidiana de uma das melhores chefs do País, Leonor Spinosa. A idéia é oferecer espetos, panelinhas e outras comidas simples, de rua e, de preferência, orgânicas e com ingredientes locais. O cardápio vai de brunch a lanches, de tostadas (sanduíches abertos) a smoothies.

























Tostada de queijo campesino, purê de ervilhas, vegetais assados,
tomates e ovo orgânico pochê.
Caçarola de cogumelos com soro de queijo costeño,
iogurte grego e ovos orgânicos.

Caçarola de batatas crocantes com carne, cebolas caramelizadas,
tomates cereja e?... ovos orgânicos!







Bogotá... ainda vais me reencontrar.

CASA VIEJA
www.casavieja.com.co
+57 1 213.3246
Carrera 6a, nos.117-35
aberto de segunda a sábado, das 10hs às 22hs.

HARRY SASSON
www.harrysasson.com
+57 1 347.7155
Carrera 9 nos. 75-70
de segunda a sábado, das 12 à meia-noite
domingo, somente almoço

MERCADO
+57 1 236.2500
Calle 93 A No. 12 - 73 - Parque de la 93
de segunda a sábado, das 12 à meia-noite
domingo, somente almoço




0 comentários:

Postar um comentário

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.