Seu destino era ser luz - azeitonas Azapa, Chile




Sempre gostei de azeitonas macias e bem maduras. Tamanho não é documento, mas uma das preferidas  do meu mundo é a imensa azapa, que recebe o nome do vale onde é cultivada, no Chile, quase na fronteira com o Peru. 


O fruto não sabia que encontraria ali um território tão perfeito para o seu cultivo. Os conquistadores do século 17 carregaram a variedade sevillana pelo deserto só para gerar o azeite bruto para iluminação das igrejas. Hoje, a azapa é parte da paisagem cultural do Chile e tão cobiçada que, segundo um poeta da época, mesmo para convidados de grande cerimônia só se oferecia três por pessoa. 


Provei orgânicas colhidas à mão, naquele país. Têm casca tão macia que colheitadeiras automáticas podem machucá-las e demoram até 9 meses fermentando para que cheguem à maturação do jeito certo. Infelizmente, no Brasil, abundam as “tipo" azapa, variedade peruana muito boa, mas não tão profunda em sabor e, em geral, colhida um pouco cedo demais, na minha opinião. Ainda assim, são deliciosas e tentei despejar um tanto de saudade aí, nesse pote. 


Prefiro totalmente maduras (negras), mas já estão ótimas na linda fase roxa (sim... as cores, do verde ao preto, são fases do mesmo fruto). 


Fica aqui o meu apelo para as verdadeiras azapa chilenas cheguem aos nossos supermercados.


10 comentários:

  1. Que lugar em SP você sugere pra compra-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Antonio. As “tipo” Azapa se encontra em qualquer supermercado. Já as verdadeiras, só no Chile, por enquanto.

      Excluir
  2. Ótimo texto, não sabia dessa história. Conhece o livro Azeitonas, do jornalista Mort Rosenblum? Meio antigo, mas muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço, Zé Edu. Obrigada pela dica. Vou atrás. 🙂

      Excluir
    2. Não conheço, Zé Edu. Obrigada pela dica. Vou atrás. 🙂

      Excluir
  3. Amo azeitonas, principalmente as roxas! E achei interessantíssimo saber que verdes, roxas e pretas são fases do mesmo fruto! Total desconhecimento meu! Lendo Cris Beltrão e aprendendo! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E muitos não sabem também dos pimentões e suas fases.,,(verde, amarelo e vermelho).

      Excluir
    2. E muitos não sabem também dos pimentões e suas fases.,,(verde, amarelo e vermelho).

      Excluir
  4. Adoro azeitonas. E não sabia que eram fases do mesmo fruto. Jura? Prefiro quando estão roxas e as pretas então. São deliciosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em geral também prefiro, mas experimente as verdes da variedade gordal. São muito gordas e macias, mais doces,

      Excluir

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.