Uma questão de princípios - Corton e Marea [Corton fechado]



Era uma noite gelada de Inverno quando cheguei à porta do Corton com meus filhos, reserva em mãos, 15 minutos antes da abertura da casa.

Olhei pela porta de vidro com sobrancelhas inquisidoras e um funcionário me informou com um sorriso burocrático que abririam em instantes. Bem NY, pensei...

Antes que pudesse inspecionar a rua escura em busca de abrigo temporário, uma voz forte e animada nos disse: "Entrem! Detestaria estar com meus filhos do lado de fora numa noite como esta.". Era Drew Nieporent, o dono. Não só deste restaurante mas também do Tribeca Grill, Nobu NYC, Nobu Fifty Seven, Nobu London, Nobu Next Door e da linda loja de vinhos Crush, na 57.

Suspirei aliviada por não ter que duelar com o frio e, pior, com a argumentação infantil. Drew não só nos abriu a porta como recolheu nossos casacos, nos sentou, orientou a equipe para que nos servisse e se despediu com um sorriso tão simpático e acolhedor que conseguiu, miraculosamente, me calar.

É assim que se faz um duas estrelas, pensei.

***

Era um dia frio de Inverno quando cheguei à porta do Marea com meus filhos, reserva em mãos, 5 minutos antes do horário da reserva.

Dei meu nome à recepcionista que respondeu com um "aham" e meio sorriso. Bem NY, pensei...

Antes que eu pudesse acalmar a inquietação das crianças me dirigindo à mesa que nos foi reservada, ouvi da hostess que não poderia me sentar antes que juntassem e arrumassem as mesas. Aquiesci.

Passaram-se longos 15 minutos antes que as mesas fossem arrumadas. Sem querer ser indelicada, pontuei: "acho que já estão arrumadas". A outra metade do sorriso da recepcionista veio acompanhada de "sim, eles já vão junta-las". Esperamos, eu e meu sorriso amarelo, por mais 10 intrigantes minutos até que simplesmente juntassem as mesas. Não sei, sinceramente, a razão de tanta demora e também não perguntei.

Ao nos sentarmos, a equipe simpática começou o serviço de couvert e, quando depois de mais alguns minutos o garçom chegou à mesa, sua primeira frase foi: "gostaria de informar que em meia hora fecharemos a cozinha e que o ideal seria fazer seu pedido rapidamente". Cheguei a levantar minha sobrancelha inquisidora, mas a situação insólita conseguiu, miraculosamente, me calar.

Isso não é digno de um duas estrelas, pensei.

***

No Marea, as escolhas foram:

  1. dentice com laranja, pistache e vinagrete de cenoura;
  2. atum com creme de ostras e alcachofras de jerusalem crocantes;
  3. spaghetti com caranguejo, ouriço de Santa Barbara e manjericão; 
  4. risotto de funghi ao parmigiano;  
  5. robalo com funcho e cogumelos e um ferratini com ragu de pato, vinho Marsala e pecorino. O melhor da seqüência;
  6. semifreddo de avelãs com grapefruit, mascarpone e anis;
  7. crostata de mirtilos com ricota, abobrinha glaceada, pistache e sorbet de limão.


No Corton o menu é fixo, e de 8 pratos:

  1. chawan mushi de cogumelos craterellus (black trumpet) com toque cítrico; 
  2. foie gras enrolado na trufa negra com cogumelo matsutake, trigo sarraceno e caramelo de alga kombu; 
  3. uma entrada delicadíssima chamada "espírito de batata doce" com gnocchi de batata doce, sementes de abóbora e consomê de presunto serrano com toque de anis; 
  4. linguado com consomê de castanhas e pinhão, purê de maçãs com saladinha de nabos e beterraba divino; 
  5. medalhão de rabada assado em madeira de bálsamo e gengibre; 
  6. bolo de chocolate dos Mast Brothers Moho River com sorvete de figos mission e geléia de estragão. Inesquecível; 
  7. queijo Salers dos Alpes com balsâmico de maçã e gelatina de limão com tâmara e sablé de especiarias com pimenta da costa de Malabar; 
  8. creme de maple tostado com pão de ló de cereja amarga e sorvete de caramelo. 

***

Ambas as refeições foram excelentes. A experiência que relatei é apenas a prova de que restaurantes são um negócio dificíl que depende de um sem número de variáveis, incluindo humores dos clientes e equipe, referências pessoais e (pura e simplesmente) gosto. 

Restaurantes são uma festa para as expectativas: frustráveis ou superáveis, mas sempre individuais.

Talvez me incomodassem a falta de música e o ambiente austero (quase frio) do Corton, não fosse a acolhida.

Talvez me empolgasse com a massa com ouriço do Marea, que normalmente é um dos pratos que mais curto na vida, e não tivesse notado a falta de dois dos vinhos que escolhi na carta, não fosse a recepção.

Talvez, talvez, talvez... 
Por isso não julgo, só relato experiências. Tudo é mesmo uma questão de "princípios".

Linguado com consommé de de castanhas, purê de maçã e
pinhão. Meu preferido na noite do Corton.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.