O espírito nada crítico deste blog

Tô com cara de crítica???
Estava começando a escrever sobre o CELLER DE CAN ROCA, eleito este ano pela Restaurant Magazine como "o melhor do mundo" e imediatamente me lembrei da conversa que tive com um amigo. Tinha sido convidada a julgar um painel de vinhos às cegas e debatíamos sobre esse modelo de degustação. Falávamos de vinhos, mas o mesmo princípio se aplica a restaurantes.

Sou sempre crítica em relação a qualquer crítica. Opiniões são de cunho pessoal e respeitamos aquelas que vêm de pessoas que admiramos. No mais, viva as diferenças!

Na análise de um restaurante, assim como em tudo na vida, não conseguimos nos despir das paixões, das influências, do momento de nossas vidas, do “lastro” das marcas, do ambiente, da companhia e tantos outros fatores que podem subsidiar críticas injustas. 

A escolha dos participantes no painel de qualquer crítica dirigida é sempre questionável, mas considero todas as opiniões válidas. Ainda que o crítico seja menos experiente, talvez isso torne o painel mais próximo do consumidor “despreparado” tecnicamente. 

A que serve alguém achar que sua opinião é realmente relevante? A nós mesmos. Por isso nunca me levei muito a sério. Minha busca é meu crescimento pessoal, dentro daquilo que almejo para mim. 
Como dona de restaurantes sou sujeita a críticas, e tenho muito orgulho da coragem que requer essa exposição, dado o interesse desproporcional em relação à gastronomia no mundo em que vivemos, que se tornou uma brincadeira clubista, modista e algo muito maior do que fazer um bom produto e prestar um bom serviço.  Dado o fato de conhecer o outro lado da moeda, tenho muito cuidado e julgo uma imensa responsabilidade avaliar o trabalho de terceiros.

Afirmo, portanto, que o preocupante é a obediência cega às notas, listas e rankings, mas isso fala da maturidade de cada um e do ambiente cultural em que vivemos. O que me incomoda é o olhar de rebanho sobre os críticos, porque ainda que digamos que não, buscamos o consenso, conforto e “aceitação” na opinião de terceiros, a despeito do nosso gosto pessoal.

Este longo preâmbulo não foi uma tentativa de justificar qualquer crítica negativa ao Celler de Can Roca, até porque – não sei se notaram – nunca falei mal de um restaurante sequer desde a inauguração deste espaço.

Minha opinião vale algo? Muito provavelmente não, mas é uma opinião de quem ama o que faz, e o faz há muito tempo. Essa é a filosofia que adoto por trás de qualquer “degustação”, seja de comida, bebida ou música. Bom é tudo aquilo que me arrebata, e aí posso falar de uma infinidade de restaurantes “menores” ou “cheios de defeitos”, que me encantaram por estar com a companhia certa, ou por virem na hora certa. São estes, principalmente, os que escolho para este blog.

A quem serve o consenso dos críticos? A ninguém. Por isso faça as suas visitas e seus rankings, e parabéns pela opinião divergente. Não existe melhor do mundo, existe, sim, o melhor DO SEU MUNDO.


9 comentários:

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.