"Bffff..." - Lafayette Grand Café & Bakery



Paris não é uma cidade; é um temperamento, uma teimosia, um traço de caráter. Pessoas-Paris são críticas, ranzinzas, beligerantes e inconformadas. Inconformadas pelo fato do Mundo não ser mais Paris.

Pessoas-Paris buscam a cidade em qualquer canto, seja no Rio, em São Paulo ou Liechtenstein. São elas as criadoras das colônias auto-impostas; pequenos bunkers afirmativos que atestam a glória da cidade atemporal. Em toda parte há pedaços de Paris erguidos pela “resistência”. E sim, falo de mim.

Não há lugar no mundo em que eu não busque provar o que é típico, “local” e único, mas assim como abrimos espaço para a sobremesa num estômago já empanzinado, há sempre um espaço para Paris na agenda, mesmo fora de Paris.

Assim, fui parar no Lafayette – Grand Café & Bakery, um clos parisiense em NoHo, inaugurado em março deste ano. Por fora era mesmo Nova York, nos tijolinhos, toldo, janelões e velocidade dos passantes. Por dentro, o restaurante, boulangerie, pâtisserie, com ostras, niçoises, poivres e que tais.


Apesar do nome e cenário de brasserie, me lembrei que estava de fato em NY quando acataram a minha reserva para as 14:30hs, mas anunciaram que a cozinha iria fechar no momento em que me sentei e me cobraram que pedisse rápido. Essa infeliz prática nova-iorquina é uma das poucas coisas no mundo que me tira do sério.
  
Começamos com uma salada de presunto e uma sopa fria de cenouras, lagostins e croutons, curiosamente acompanhada de garfo e faca. 



Paris também se fez presente no ponto errado da massa negra que vinha com lulas, amêijoas e chorizo. 

Apesar do sotaque francês, só senti a alma da cozinha num clássico americano: um delicioso hambúrguer, aqui com raclette e cebolas caramelizadas.




A carta é exclusivamente francesa, composta de 350 rótulos, sendo 25 em taça, com preços que variam de 9 a 22 dólares.

Sem dúvida vale a visita pela varanda deliciosa, pelo pedigree fantástico de Andrew Carmelini (Locanda Verde / The Dutch), pela proposta fácil, ambiente agradável, pelos belos vinhos, bons pães e hambúrgueres.  

Quanto a ser um pedaço de Paris, retomo aqui a pessoa ranzinza, beligerante e inconformada e digo: “Bfffff...". Quero mais Paris.


LAFAYETTE – GRAN CAFÉ & BAKERY
www.lafayetteny.com
380 Lafayette Street - New York
(212) 533 3000

CAFÉ DA MANHÃ
segunda a sexta
7:30 am - 11:30 am
sábado e domingo
8:00 am - 10:00 am
ALMOÇO
segunda a sexta
12: 00 pm - 5:30 pm
(com cardápio reduzido a partir das 3pm)
JANTAR
segunda a quarta
5:30 pm - 11:00 pm
quinta a sábado
5:30 pm - 12:00 am
BRUNCH
sábado e domingo
10:00 am - 3:00 pm


2 comentários:

  1. Em Paris as 14:30 as cozinhas tambem fecham e a "pratica nova iorquina" acontece em com "Pessoas-Paris" tambem em Paris. Ser turista é dificil né? Nunca li tanta besteira num post tão pequeno. Mas realmente o restaurante é parece bom, nas fotos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me refiro à prática de fechar a cozinha em determinado horário, mas de acatar a reserva NO horário em que a cozinha fecha. Isso infelizmente é falta de organização e pode acontecer em qualquer lugar, mas infelizmente acontece com mais freqüência em NY.

      Excluir

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.