Vou de tacos... - Nopalito, San Francisco


Esbarrei recentemente num projeto de Peter Menzel, que consistia em fotografar todos os alimentos que famílias de diversos países compravam ao longo de uma semana.

Era incrível a diferença entre a mesa da família mexicana média em comparação à americana.  A despeito de uma coisa em comum - uma série de garrafas pet de Coca-Cola em ambas as fotos - na mexicana havia uma explosão de frutas, grãos, e outros alimentos frescos, em contraste absoluto com os enlatados, ensacados, empacotados e outros industrializados dos EUA.

A série de fotos me remeteu às tristes distorções de restaurantes mexicanos que se dizem “autênticos”, nos Estados Unidos. Mas felizmente, há (mais de) uma luz no fim do túnel... e uma delas fica em San Francisco.

O bacana é que para ser bom, o autêntico não precisa ser caro. O Nopalito se diz - e é de fato - um restaurante “de bairro”, de comida simples e orgânica, com ambiente deliciosamente descontraído e - arriba, abajo, al centro y adentro! - uma bela seleção de cervejas. Ali se tem algo muito mais próximo da comida cotidiana e verdadeira, de sabores picantes e pungentes, que experimentei naquele país.

Pra começar, um ceviche verde com "pescado" e abacate. Cítrico e delicioso.


E pra não dizer que não falei dos emblemáticos tacos, os de pescado al pastor com adobo de ancho chile, são muito bons. Adobo é uma espécie de vinha d'alhos pra marinar carnes e peixes.


Imperdível é o tamal (primo da nossa pamonha), de batata doce com mole amarelo. O mole (que designa uma série de molhos mexicanos) é feito como deve ser: com mais de 20 ingredientes diferentes, o que mostra o comprometimento com autenticidade dessa casa. Vem com amendoim, sementes de abóbora e gergelim e queijo fresco. Salivei ao escrever.


E a Birria de Res, um ensopado condimentado de carne e especiarias, com cebola em picles e arroz. A birria, no México, é feita em ocasiões especiais, mas também é considerada um excelente antídoto para ressaca. 


Entornei muitos copos da Ballast Point 'Sculpin' IPA e, de fato, não cheguei a ter ressaca alguma. Prometo voltar e repetir todo o processo, sem moderação, pra ver se o remédio é de fato eficaz. 
Ah, as provas que os gulosos se impõem...!

NOPALITO
www.nopalitosf.com
Nopalito on Broderick
306, Broderick Street
415-535-3969
de domingo a quinta, das 11:30hs às 22hs
às sextas e sábados, das 11:30hs às 23hs








0 comentários:

Postar um comentário

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.