Um kroketten e duas oesters - Oesterbar


A entrada tem jeito de casa. Um aquário hipnótico, duas fileiras estreitas de mesas e uma cozinha aberta no fundo da sala que parece da casa da sua tia holandesa, fazem a alegria dos habitantes de Amsterdam há mais de 70 anos.

Dizem que o OESTERBAR serve os melhores peixes da cidade, mas essa degustação fiz questão de pular em respeito ao nome da casa. Assim como as ostras se agarram às rochas, me agarro a elas com firmeza impressionante e sou-lhes sempre leal, na alegria e na tristeza.

De Zeeland, uma das 12 províncias banhadas pelo Mar do Norte, saem as melhores conchas do país: as Zeeuswe (“finas de Zeeland”) e as Platte (ostras chatas). As zeeuswe amadurecem em 2 anos e as platte, em 6. A maturidade necessária à segunda espécie lhes confere o sabor delicado e o preço amargo. Não à tôa, estão entre as melhores do mundo. São crespas, salinas e, ao mesmo tempo, sedosas e untuosas. 

Gostei mais das platte cultivadas do que das selvagens e me apaixonei igualmente pelas de tamanho 3000 e 5000000 (quanto mais zeros, maiores as ostras). Surpreendentemente, as "extra" (maiores e mais caras) não tiveram o mesmo impacto. 

Mas não só de conchas se faz a felicidade. Ela também vir na forma de garnalenkroketten, nome mais que adequado a um croquete de camarão de respeito. O interior cremoso de um quase violento sabor de camarão contrasta com a camada estaladiça do lado de fora. O melhor que já comi. E pra arrematar, a carta tem excelentes vinhos alemães e austríacos que não chegam ao Brasil. 






Podia ter provado outras coisas, mas quis ficar por ali, alternando ostras e croquetes numa espiral deliciosa e passei uma tarde feliz. Moral da história: escute seu estômago, ainda que ele fale holandês.



* nota da autora: não recomendo 
ensaiar falar "zeeuswe de zeeland" 
depois de uns goles de Chablis. 
Podem interpretar como bebedeira. 
Acreditem.


OESTERBAR
www.oesterbar.nl
Leidseplein 10 - Amsterdam
020.623.2988
aberto todos os dias de meio-dia às 23hs.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.