Diga ao povo que beccafico - Al Duomo




Li em algum lugar que estamos acabando com os predadores naturais das sardinhas, como o bonito e o xerelete, numa velocidade descontrolada, fato que poderá gerar uma superpopulação dos peixinhos que teimam em se reproduzir feito loucos. Enquanto alguém não me abater a tiros, fiquem tranqüilos... isso não há de acontecer. Sou o terror das sardinhas! Cardumes em disparada provocam maremotos ao me ver passar pela praia. 

Deliciosas, baratas e versáteis, têm todos os atributos necessários para me seduzir.

Uma de suas versões mais divinas é a "sarde alla beccafico", típica da Sicília, batizada em homenagem a um pássaro gourmand, o beccafico (literalmente: bica figos)que só se alimenta de figos maduros. Nada a ver com figos, mas o paladar exigente do pássaro inspirou a receita caprichada de sardinhas inteiras recheadas com uma mistura de pignolis, passas, alcaparras e farofinha de pão crocante cheia de azeite e gotas de limão… siciliano, claro. 

Em frente ao Duomo, numa das praças principais de Taormina, um restaurante barato e despretensioso fez o favor de juntá-la a outro ingrediente que bate forte no meu coração: a massa. Quisera fosse um pássaro e pudesse migrar agora... 




AL DUOMO
www.ristorantealduomo.it
Vico Ebrei (Piazza Duomo) - Taormina
+ 39.0942.625656
todos os dias, de meio-dia às 17hs, das 18hs às 23hs
fechado às segundas



1 comentários:

  1. Vi o chef italiano radicado em Londres Giorgio Locatelli fazer sardine a beccafico na BBC, parece uma receita muito interessante. Mas o que mas me chamou atenção no seu post foi a foto dessa Igreja de Pedra em Taormina, adorei essa cara de cenário de publicidade da Dolce & Gabbana...o onírico mediterrâneo.

    ResponderExcluir

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.