Pra quem sabe urrar... - Duda Bar, Zurique
















O dadaísmo foi um movimento cultural iniciado em Zürich, no início da 1a. guerra mundial, que expressava sua insatisfação com o momento histórico através da anti-arte. Expatriados vinham de todos os cantos do Mundo em busca de liberdade política e artística.

As expressões culturais e performances do dadaísmo se davam no Cabaret Voltaire, uma boate na Spiegelgasse, que hoje ainda funciona como local de arte alternativa, com uma pequena e incrível loja/museu no primeiro piso, além de um café e casa de shows.

Seu ingresso no túnel do tempo, em meio a cartazes e arte da época, pode ser um capuccino, um shot de tequila, uma cerveja ou uma bela seleção de absintos no Duda Bar, no segundo andar.

O bar era uma antiga fábrica de laticínios de 1916. Tranquilo, perfeito pra ler um livro, comer um doce ou só pensar no absurdo da vida.






Ah, e meu título foi uma alusão ao poema de Mario de Andrade, em Paulicéia Desvairada, de características dadaístas.

O autor dizia que só deveria ser lido por quem soubesse urrar:

“Eu insulto o burgês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!  (...)”

E por falar em nádegas, vejam o detalhe do papel no banheiro do Duda Bar, que traz os principais nomes de homens e mulheres na cidade de Zürich.

Definitivamente, o café mais adoravelmente absurdo que já tomei.



CABARET VOLTAIRE - DUDA BAR
www.cabaretvoltaire.ch
segunda, das 20:00 à meia-noite 
de terça a quinta 12:30 à meia-noite 
sexta e sábado 12:30 às 02:00
domingo 12:30 às 19:00

Exposições e Loja: 
de terça a domingo, das 12:30 às 18:30

0 comentários:

Postar um comentário

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.