Divisor de águas - Vin Papillon, Montreal



Há lugares que moram na esquina da memória afetiva do meu estômago. Lugares com comida saborosa e simples, bons brindes e ambiente descontraído e agradável, que ocupam um quinhão que outros com menos personalidade não conseguiram preencher.

Assim foi no VIN PAPILLON, wine bar, bistrô, sei lá... o termo exato não importa tanto quanto a experiência certa.

Tampouco importa a ordem real dos pratos, se a memória escolhe o que vem primeiro. Veio logo à mente a conserva feita e enlatada na casa, que quando aberta na frente do cliente desprende o aroma defumado do mackerel (primo da cavala) com alcaparras e funcho, e do azeite que deve ser raspado com o pão de erva doce.



O delicioso patê de fígado d’angola fez o estômago suspirar de saudade, com os “crackers” divertidos  com a forma "da própria", sem se esquecer da mostarda rústica e o cornichon o acompanhavam.



Em seguida a bagna cauda, molho de alho e anchovas piemontês, que eu poderia comer diariamente, sobre qualquer legume cru. Aqui, com aipo rábano.



Também houve um gnocchi frito, que trazia um prazer adicional na textura etérea que amenizava a culpa da palavra LARDO.

 
E ainda tem o desejo não realizado de transformar este muffin de papoula com presunto cozido com lascas de queijo, no meu café da manhã.



Dos vinhos - todos naturais na casa -  a memória preferiu guardar a imagem do querido Pacalet. As outras duas garrafas, escolheu esquecer.



Tantos outros pratos se seguiram, todos dignos de nota e foto, num “tapeo” que podia levar a vida toda... mas fato é que a lembrança, que deveria habitar o passado, tem um divisor literal “de águas” que decide o que vai e o que fica: memória é tudo aquilo que ainda me faz salivar.

VIN PAPILLON
www.vinpapillon.com
2519 Rue Notre-Dame Ouest, Montréal
não aceita reservas
de terça a sábado, das 15hs à meia-noite



0 comentários:

Postar um comentário

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.