A estufa de Barros - DE KAS



“Não gosto das palavras fatigadas de informar. Dou mais respeito às que vivem de barriga no chão, tipo água, pedra, sapo.”

Este trecho de “Apanhador de Desperdícios”, de Manoel de Barros, brotou em minha cabeça quando comecei a escrever sobre o DE KAS.



Uma estufa municipal de 1926, reformada pelo chef  Gert Jan Hageman, virou um enclave hortícola no meio de Amsterdam. Um espaço adorável, com um telhado de vidro à prova de críticas e perfeito para uma cidade que busca o sol.

A maioria dos ingredientes vem da horta que cerca a construção ou de outra propriedade que fica a apenas 20 minutos do local. Na minha visita, alcachofras e funchos selvagens floresciam sob ombrelones e, só de tomates, contei 18 variedades. Queria passar o ano vendo o jardim vivo mudar, com legumes e hortaliças “ambientando” cada estação e emprestando ao restaurante um novo tom.

Mas o lado Manoel de Barros não veio do local, e sim do prato: não havia descrições quilométricas nem apresentações rebuscadas, “fatigadas de informar”. É um estilo de cozinha que pra mim é poesia, em que o ingrediente fresco, bem preparado e tampouco arrumado, basta.

Eis os pratos de “barriga no chão”:

Ovo pochê, bacalhau, folhas.
Rilette de pato, funcho, aipo, crouton.
Portobello, couve de Bruxelas, queijo feta, beterraba.
Polenta.

Peixe, legumes.
Gouda maturado por 30 meses. Aquele ali... cheio de lindos cristais,
atrás do pão (dos melhores queijos que já comi).
O sous-chef Ronald Kunis que pilotou meu irrepreensível almoço,
também me guiou num tour de chicórias a maçãs.


 E como arremata o poeta: “Tenho em mim esse atraso de nascença. (...) Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal é maior que o mundo. Sou um apanhador de desperdícios.”  

DE KAS
www.restaurantdekas.nl
Kamerlingh Onneslaan 3
+31 20 462 45 62
aberto para almoço, de segunda a sexta, do meio-dia às 14hs
aberto para jantar de segunda a sábado, das 18:30hs às 22hs.
fechado aos domingos



2 comentários:

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.