Eu fui à feira... - Screaming Beans


Parecia a tal da brincadeira em que alguém diz: “Eu fui à feira e comprei maçã.” e o próximo na roda, completa: “eu fui à feira e comprei maçã e manga...”.  De frase em frase se adiciona um ingrediente ao “carrinho mental” e o jogo só termina quando a cabeça pifa.

A brincadeira começou em Amsterdam: "Eu fui ao SCREAMING BEANS esperando café", como o nome sugeria...

O balcão de café estava lá, marcante e central, mas atrás dele havia uma enorme parede de piso a teto coberta de garrafas de vinho, separando o salão da cozinha. Na mesa ao lado, dois engravatados num almoço de negócios. No lado oposto, um rapaz sujava o bigode no seu macchiato, enquanto teclava furiosamente no seu laptop a tarde inteira. A casa tem aquele ambiente polivalente que abraça gregos, troianos, velhos e novos baianos.

A bela carta com 50 vinhos em taça (!!) além de outros tantos em garrafa, é feita de rótulos predominantemente europeus, muito bem escolhidos e com boa relação custo-benefício.


Pra quem esperava uma cozinha de um "café", os pratos foram surpreendentes:

Atum com lulas, couve de Bruxelas, maionese de alcaparras e queijo feta.
Caranguejo com maçã verde
Legumes acompanhados de um bouillon de gengibre e caldo de legumes (no copo, ao fundo).
Tartare de boeuf com creme de salsa, vinagrete de bacon, maionese de cebolinhas. 

Finalmente cheguei ao café, não sem antes esbarrar
numa boa seleção de chás.

E no fim da rodada, "eu fui ao Screaming Beans esperando café e achei um ambiente polivalente, uma ótima carta de vinhos, uma refeição leve e surpreendente, uma boa seleção de chás..." e acabei por ganhar o jogo adicionando, por último, a vontade de voltar.

SCREAMING BEANS
www.screamingbeans.nl
Eerste Constantijn Huygensstraat 35 - Amsterdam
+31 (0) 206160770
fechado às segundas
aberto de terça a sábado, das 8:30hs à meia-noite (a partir das 9hs no sábado)
aberto aos domingos das 10hs às 23hs.




1 comentários:

 

Cristiana Beltrão

Esse blog surgiu da necessidade de organizar dicas de restaurantes, paradinhas, bares, mercados e bebidas ao redor do mundo para os amigos. De quebra, acabei contribuindo para jornais e revistas Brasil afora. Espero que gostem.